quarta-feira, 5 de setembro de 2007

O PROFESSOR





- Pai, quem é aquele homem na TV?


- É o Professor Luizinho, meu filho.


- Professor? E ele dá aula de quê?


- Ele não dá aula, meu filho. Ele é político. Professor é o nome dele. Na verdade, apelido. O nome

é Luiz.


- Mas se ele não dá aula, não devia se chamar “professor”.


- É que antes de ser político ele era professor, meu filho...


- Ah. Ser professor é legal, né? Quando crescer quero ser professor. Olha como ele tá feliz...


- É. Ele foi absolvido. Perdoado. Inocentado.


- O que ele fez?


- Foi acusado de pegar um dinheiro que não era dele.


- E pegou?


- Pegou.


- Então ele é culpado!


- É. Mas foi inocentado. E agora está feliz.


- Quem inocentou?


- Os colegas.


- Professores?


- Não, políticos.


- Se fossem professores não inocentavam.


- Como é que você sabe, meu filho?


- Ah, meus professores, quando pegam um aluno que roubou o lápis do outro, levam pra

Diretoria. Dizem que quem rouba não merece respeito.


- ...


- Pai?


- Oi, filho.


- O que é melhor ser, professor ou político?


- Ah, filho, depende. Professores educam. Políticos fazem leis, representam o povo.


- O professor Luizinho representa você?


- Eu? Eu não, Deus me livre! Não votei nele.


- Então ele representa quem?


- Outras pessoas, que votaram nele.


- Essas pessoas sabiam que ele pega dinheiro que não é dele?


- Não sei. Acho que não.


- Pai?


- Oi, filho.


- Quem ganha mais dinheiro, professores ou políticos?


- Ah, os políticos. Muito mais!


- Então não entendi.


- O quê, meu filho?


- Se como político o Luizinho ganha muito mais dinheiro do que como professor, pra que ele

pegou o dinheiro?


- ...


- Pai?


- O que é, filho?


- Quando deixar de ser político, o Luizinho vai voltar a ser professor?


- Não sei, filho. Talvez.


- Então vou rezar pro papai do céu.


- Pra quê, filho?


- Pra que ele não venha dar aula na minha escola...




Alexandre dos Santos

Nao A Violencia lyrics

Voce se esqueceu Do que aprendeu. Quando cresceu, Voce me abandonou. Nao vejo mais voce sorrindo. Voce se esqueceu Que o mundo e lindo. Cade aquela criança, A inocencia, Esperança que voce Trocou por violencia. Sei que voce Vai voltar pra gente. Tornaremos este Mundo diferente. Grite,de um Brado de paz; Odio...nao,jamais! Ponha a mao na conciencia; Diga nao,nao a violencia!

Contador